terça-feira, 15 de abril de 2008

Quimica da Célula-Carboidratos, Glicídios ou Hidratos de Carbono.

Os carboidratos, moléculas orgânicas constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio, são as principais substâncias produzidas nas plantas durante o processo de fotossíntese. De modo geral, são utilizados pelas células como combustível. Os carboidratos mais simples são os monossacarídeos. Oligossacarídeos e polissacarídeos são moléculas maiores constituídas pela reunião de vários monossacarídeos.

Monossacarídeos
Os monossacarídeos têm normalmente a fórmula Cn(H2O)n, onde n geralmente varia de 3 a 7. Assim, nos monossacarídeos existe a proporção de um carbono para dois hidrogênio e para um oxigênio. Eles são classificados de acordo com o número de átomos de carbono.
n = 3 Trioses
n = 4 Tetroses
n = 5 Pentoses
n = 6 Hexoses
n = 7 Heptoses
Os monossacarídeos mais freqüentes nos organismos são as pentoses (5C) e as hexoses (6C).
Os oligossacarídeos e os polissacarídeos

Os oligossacarídeos são moléculas constituídas pela reunião de dois a dez monossacarídeos. Os monossacarídeos unem-se por uma reação em que ocorre a saída de uma molécula de água por ligação (desidratação). Os oligossacarídeos mais importantes são dissacarídeos, como a sacarose (açúcar comum), a lactose (açúcar do leite) e a maltose (açúcar do malte). Os polissacarídeos são moléculas enormes, às vezes ramificadas, constituídas por numerosos monossacarídeos. Exemplos mais freqüentes são o amido, o glicogênio e a celulose. Quando um animal ingere dissacarídeos ou polissacarídeos, seu tubo digestivo tem a tarefa de transformá-lo em monossacarídeos. Caso não ocorra esta conversão, a absorção pela parede do tubo digestivo não se efetua. Esta "quebra" das moléculas é chamada hidrólise, porque se faz por adição de moléculas de água. Da mesma forma que a saída de moléculas de água liga monossacarídeos uns aos outros, a adição de água "desliga" os monossacarídeos que constituem uma molécula grande. No tubo digestivo dos animais, substâncias especiais, as enzimas digestivas, apressam a hidrólise das substâncias ingeridas.

Funções
ENERGÉTICA: são os principais produtores de energia sob a forma de ATP, cujas ligações ricas em energia (±10 Kcal) são quebradas sempre que as células precisamde energia para as reações bioquímicas. É a principal função dos carboidratos, com todos os seres vivos (com exceção dos vírus) possuindo metabolismo adaptado ao consumo de glicose como substrato energético. Algumas bactérias consumem dissacarídeos (p.ex.: a lactose) na ausência de glicose, porém a maioria dos seres vivos a utiliza como principal fonte energética.
ESTRUTURAL: a parede celular dos vegetais é constituída por um carboidrato polimerizado - a celulose; a carapaça dos insetos contém quitina, um polímero que dá resistência extrema ao exo-esqueleto; as células animais possuem uma série de carboidratos circundando a membrana plasmática que dão especificidade celular, estimulando a permanência agregada das células de um tecido - o glicocálix.
RESERVA ENERGÉTICA: nos vegetais, há o amido, polímero de glicose; nos animais, há o glicogênio, também polímero de glicose porém com uma estrutura mais compacta e ramificada.

Não ESQUEÇA!!!!!
Os carboidratos são produzidos pelo processo de fotossíntese.






2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O texto é super interessante por que explica sobre as causas da hepatite de como elas se manifestam e que existe uma proteina que bloqueia o virus da hepatite C.
*Obs:
Este comentario foi feito em dupla.