sábado, 22 de março de 2008

A Quimica da Célula-Substâncias Inorgânicas.



Substâncias Inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, são pouco complexas e pobres em energia: Por exemplo, os minerais. A água é um substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.


Água

É a substância encontrada em maior quantidade no interior das células vivas, atuando de diversas formas no metabolismo celular.


Funções

Solvente universal, dissolve a maioria das substâncias encontardas no mundo vivo.As substâncias que se dissolvem em água são chamadas de Hidrossolúveis.

Hidrólise, processo no qual a molécula de água atua na dissolução de outras moléculas, sob a ação da enzima hidrolase.

Ativação das enzimas, as reações enzimáticas aumentam em presença de água.

Reguladora térmica, atua como reguladora térmica no processo de transpiração. A sua evaporação retira o excesso de calor das superfícies.

Transporte de substâncias, é responsável pelo proceso de transferência de inúmeras substâncias para o meio intracelular e extracelular, assim como no interior do citoplasma facilita as reações quimicas.

O Teor de água, dentro de uma célula ou tecido depende do metabolismo de cada uma. Quanto maior o funcionamento de uma célula maior o teor de água, pois as sinteses moleculares normalmente produzem moléculas de água (síntese de carboidratos).As taxas de água tambem variam de uma espécie para outra. A espécie humana pode ter cerca de 70% de sua massa em água na idade adulta, essa taxa ultrapassa 98% nas águas-vivas. Com o envelhecimento o teor de água diminui. As moléculas de água são unidas por uma ligação denominada de Pontes de Hidrogênio.


Íons Minerais.


De maneira simples, os íons são átomos que, por um motivo qualquer, perderam ou ganharam elétrons. Quando um átomo perde elétrons se torna um íon positivo ou cátion, passando a ter excesso de cargas positivas. Contrariamente, ao ganhar elétrons, torna-se um íon negativo ou ânion. Os átomos dos elementos químicos tendem a estabilizar a última camada ganhando ou perdendo elétrons, ou seja, para a maioria há necessidade de se transformar em íons. Por exemplo, átomos de metais, como o cobre, tendem a perder elétrons (íons cátion) e átomos de ametais, como o oxigênio, tendem a ganhar elétrons (íons ânion).


O sal de cozinha ( ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia-a-dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e em dose equilibrada, contribuiu para a manutenção da nossa saúde. No interior das células são encontrados na forma de íons e desempenham inúmeros papeis de relevância no seu metabolismo.


Funções

Regulação da quantidade de água nas células, quanto maior a concentração de íons no interior de uma célula, maior a necessidade de água, desta forma a essa substância flui para o meio intra celular. Se a aquantidade de íons for pequena no meio intracelular e maior no meio extracelular, a célula acaba perdendo água.

Funcionamento das enzimas, várias são as enzimas que se tornam ativas quando se associam a um fator auxiliar (co-fator), que pode ser um íon mineral como o ferro.



Um comentário:

Células disse...
Este comentário foi removido pelo autor.