quinta-feira, 17 de abril de 2008

Química da Célula-Ácidos Nucleicos.


Há dois tipos identificados de ácidos nucléicos, que são:
O DNA (que significa, em inglês, DesoxirriboNucleic Acid, ou ácido desoxirribonucléico). Ele tem esse nome porque o açúcar que o forma é a desoxirribose. E o RNA (que significa, em inglês, RiboNucleic Acid, ou ácido ribonucléico). O nome vem do açúcar que o compõe, que é a ribose. São formados por unidades menores chamados de Nucleotídios. Cada Nucleotídio apresenta em sua molécula Um fosfato, Uma Pentose(Açúcar) e Uma Base Nitrogenada.




O Ácido Desoxirribonucleico ( DNA) apresenta uma molécula com duas fitas de nucleotídios, sendo estas fitas retorcidas e unidas por uma ligação química denominada; Pontes de Hidrogênio.Essas ligações ocorrem entre as bases nitrogenadas, que para o Dna são quatro: Adenina, Timina, Citosina e Guanina. A Adenina é encontrada somente nos nucleotídios do Dna, as demais são comuns também ao Rna.


O Ácido Ribonucleico (RNA) apresenta somente uma fita de nucleotídios que posuem como bases nitrogenadas ;Uracila, Adenina, Guanina e Citosina. A Uracila é base nitrogenada específica do Rna.
Todos os Seres Vivos possuem Ácidos Nucleicos, Os Vírus possuem um ou outro, nunca os dois.

Nenhum comentário: