quinta-feira, 17 de abril de 2008

Quimica da Célula- Enzimas


As enzimas são substâncias naturais (orgânicas) envolvidas em todos os processos bioquímicos que ocorrem nas células vivas. São proteínas e, portanto, consistem em cadeias de aminoácidos unidas por ligações peptídicas. Servem para catalisar reações bioquímicas, o que significa que aumentam a velocidade da reação bioquímica sem se deixar afetar pela reação propriamente dita.


Funções
As enzimas são capazes de decompor moléculas complexas em unidades menores (carboidratos em açúcares, por exemplo), de catalisar alterações estruturais dentro de uma molécula (caso da isomerização da glicose em frutose), assim como podem ajudar a construir moléculas específicas (de material celular, por exemplo). Algumas das enzimas mais conhecidas se encontram em nosso trato digestivo, onde auxiliam a digestão e a assimilação de alimentos.
Uma das características principais das enzimas é que elas têm uma e apenas uma função cada (especificidade). Cada função ou substrato dentro de um organismo possui apenas sua única enzima respectiva. O substrato que será transformado preenche a enzima como chave-fechadura. Apenas quando a enzima ideal encontrar o substrato ideal, as reações bioquímicas podem ocorrer.


As enzimas se conectam às substâncias reagentes e enfraquecem certas ligações químicas, de modo que menos energia (de ativação) é necessária para que as reações ocorram.As enzimas são bastante específicas, decompondo ou compondo apenas certas substâncias em certas condições de temperatura, pH e concentração do substrato (substância na qual a enzima atua). Algumas transformações envolvem várias enzimas como a da glicose em água e gás carbônico que leva 25 passos, cada passo com a participação de várias enzimas. Quando as enzimas são aquecidas, elas aceleram ainda mais as reações, mas apenas até certo ponto a partir do qual elas se modificam e perdem suas propriedades catalisadoras.


Substrato e Enzimas .
amido - amilase,
carboidrato - carboidrase,
lipídio - lipase,
sacarose - sacarase (um tipo de carboidrase),
proteína - protease,
lactose - lactase,
maltose - maltase

Um comentário:

aparecida disse...

Quando as enzimas são aquecidas elas aceleram mais as reação mas apenas até certo ponto a partir do qual eles se modificam e perdem suas propriedade.