quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Respiração Celular Aeróbia.

Respiração Celular: Duas Fases.
Isso quer dizer que o processo metabólico de obtenção de energia no interior da célula ocorre em duas fases bem identificadas.
ANAEROBIA, que compreende a etapa da glicólise, que ocorre na ausência do oxigênio no citoplasma das células eucariótica e procariótica.
AEROBIA  que ocorre na presença do oxigênio (O²).
A fase aeróbia divide-se em duas etapas:
CICLO DE KREBS que ocorre na matriz mitocondrial das células eucarióticas e no citoplasma das células procarióticas.  
CADEIA RESPIRATÓRIA que ocorre nas cristas mitocondriais e próximas à face interna da membrana plasmática, em eucariotos e procariotos, respectivamente. FASE ANAEROBIA
GLICÓLISE- quebra de molécula de glicose, sendo utilizado como fonte de energia duas moléculas de ATP. Ao final da fase denominada glicólise, são produzidas duas moléculas de piruvato, 4 ATPs, sendo que 2 ATPs irão repor os utilizados inicialmente, havendo, portanto um saldo final de 2 ATPs. liberação de elétrons energizados e íons H ++.Os íons H++ são capturados por NAD que passam a ser NADH++, são produzidos 2 NADH++.
FASE AEROBIA.
Ciclo de Krebs:o piruvato, com três carbonos, produzido na glicólise, passa para o interior das mitocôndrias. Oito hidrogênios que são captados por NAD do inglês (Nicotinamide Adenine Dinucleotide), e por um outro  aceptor de elétrons chamado FAD (do inglês, Flavin Adenine Dinucleotide).Durante esse processo, formam-se também duas moléculas de ATP.
Cadeia respiratória ou fosforilação oxidativa: Ocorre nas cristas mitocondriais, onde existem inúmeras enzimas . citocromos que atuam como transportadores de elétrons.A essa série de enzimas dá-se o nome de cadeia respiratória.É de extrema importância o fornecimento constante de oxigênio, caso contrário os transportadores ficariam sempre com seus hidrogênios reduzidos, sem condições de receber novos hidrogênios interrompendo a respiração. 
A cadeia respiratória é responsável pela maior parte de ATP produzido pela célula, na última parte do processo de respiração celular, no interior da mitocôndria, produz-se 8 NADH²,2 FADH²,34 ATPs. Para se intender a importância da respiração celular aeróbia, realizada pela maioria dos seres vivos,a partir de uma molécula de glicose ocorre o seguinte: 2 ATP Glicólise +2 ATP Ciclo de Krebs + 34 ATP Cadeia Respiratória. 38 ATPs produzidos.
Fonte imagem google.

Nenhum comentário: