segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Fermentação, ATP sem gás oxigênio.

Organismos que fazem a fermentação.
Leveduras (tipo de fungos) e algumas bactérias. São chamados de anaeróbios facultativos, ou seja, podem viver na presença ou ausência do gás oxigênio.
Algumas bactérias são anaeróbias obrigatórias, vivem sem a presença do gás oxigênio. São chamados de anaeróbios estritos.
O saldo energético desse processo é de apenas 2 moléculas de ATP por molécula de glicose degradada, um ganho energético inferior ao processo de Respiração Celular.
Fermentação pode ser realizado por nossas células. Quando ocorre uma demanda muito grande de energia, as células musculares podem realizar o processo de fermentação. Acumulando como produto o Ácido Lático o que causa o processo doloroso da câimbra.
Definição de Fermentação. Processo de degradação incompleta de moléculas orgânica( Glicose), com liberação de energia para formação de ATP onde o aceptor final de elétrons e de H+ é uma molécula orgânica. Neste processo ocorre somente a glicólise.
Acima Esquema da fermentação láctica.
Acima Esquema da fermentação Alcoólica.
Utilização de organismos fermentadores.
Lactobacilos ( Bactérias fermentadoras):Produção de Leite fermentado. Bebidas alcoólicas resultam da fermentação dos açúcares de frutos ou sementes por leveduras (fungos), que liberaram etanol e gás carbônico no processo.Produção de cerveja, utiliza a fermentação de açúcares provenientes da degradação do amido. O agente fermentador é a levedura Saccharomyces cerevisiae ou S. carlsbergensis. Produção de vinho, o substrato é o suco de uvas e o agente fermentador é a levedura Saccharomyces ellipsoideus.
Fermentação do leite, fermentação láctica:Laticínios como queijo, coalhada, iogurtes.O Queijo suíço,tão lembrado em nosso cardápio, o agente fermentador é uma bactéria: Propionnibacterium freudenreichii.
Quantas moléculas de ATPs? A fermentação produz pouca quantidade de moléculas de ATP, a partir de uma molécula de glicose são produzidas 4 ATPs, porém para que o processo de fermentação ocorra são gastos 2 ATPs, portanto ocorre um saldo de 2 ATPs neste processo anaeróbio de obtenção de energia.

Nenhum comentário: