domingo, 27 de setembro de 2015

Thomas Malthus e a teoria da falta de alimentos.

Economista Inglês Malthus é mais conhecido por suas teorias extremamente influentes no crescimento da população.
Thomas Malthus nasceu perto de Guildford, Surrey, em fevereiro de 1766.Por decisão da família estudou inicialmente em casa. Malthus estudou no Jesus College, Cambridge. Em 1805, Malthus tornou-se professor de história e economia política (o primeiro titular de um cargo como académico) na faculdade de Companhia das Índias Orientais em Haileybury,onde permaneceu até sua morte.
Em 1819, Malthus foi eleito membro da Royal Society e dois anos mais tarde ele se tornou um membro da Economia Política Club, cujos membros incluíam David Ricardo e James Mill. Em 1824, ele foi eleito como um dos 10 sócios reais da Royal Society of Literature. Malthus também foi um dos co-fundadores da Statistical Society de Londres em 1834.
Malthus teve como sua obra mais conhecida "Ensaio sobre o Princípio da População" foi publicado em 1798. Ele argumentou que o aumento da população acabaria por diminuir a capacidade do mundo para produção de alimento, e teve esta conclusão com base na tese de que as populações possuem capacidade de expandir de tal forma a ultrapassar o desenvolvimento de terra suficiente para as culturas,” afirma que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética “.
Associado a Darwin, cuja teoria da seleção natural foi influenciado pela análise do crescimento da população. Malthus era muitas vezes mal interpretada, mas seus pontos de vista se tornou popular novamente no século 20, com o advento da economia keynesiana.
Malthus era um pessimista que considerava a pobreza como um destino ao qual o homem não pode fugir. Sua obra foi ao mesmo tempo criticada e aplaudida. Enquanto alguns setores da sociedade o acusavam de ser cruel, indiferente e até mesmo imoral, economistas de renome apoiavam suas teorias.
Ele defendia o controle da natalidade, principalmente das camadas mais pobres da sociedade. Foi também pastor Anglicano.
Malthus morreu no dia 23 de dezembro de 1834.
Fonte: http://www.economiabr.net/biografia/malthus.html http://www.bbc.co.uk/history/historic_figures/malthus_thomas.shtml http://www.librosdeeconomiayempresa.com/r011/articulo12.aspx Imagem: Google

Nenhum comentário: