Foto; Corte Histológico do Útero, fonte www2.unifesp.br
A histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano. O termo histologia começou a ser utilizado em 1819 por Mayer, que o criou baseando-se na palavra histos -tecido, do grego.
As células constituem todas as formas de vida; são as unidades morfológicas e funcionais dos organismos; e originam-se de outras preexistentes. Os tecidos são a associação de várias células semelhantes.
Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Como se apresentam os tecidos do corpo humano.
O Tecido Epitelial apresenta-se com ausência de espaço entre células, ausência de vasos sanguíneos e alta capacidade de regeneração. Recobre o organismo externamente dando proteção contra microrganismos, traumas físicos e agentes químicos. Recobre internamente os órgãos como: estômago, ouvido nariz, pulmão, boca, bexiga.
As glândulas são formadas a partir do tecido epitelial (fígado, pâncreas, glândulas salivares e outras). Daí ser chamado de epitélio glandular.
O Tecido Conjuntivo apresenta-se com grande vascularização, espaço entre suas células, pouca reposição de células, apresenta substância entre suas células denominada líquido intersticial. Como função que o caracteriza este é encontrado entre órgãos fazendo a união ou separação destes. Abaixo do tecido epitelial ocorre sempre o tecido conjuntivo.
O Tecido Muscular não apresenta renovação em suas células, tem como papel principal promover o movimento e postura do corpo.
As células nervosas (Neurônios) são as células que formam o Tecido Nervoso, que apresenta como função transferir os impulsos nervosos, formando uma rede de comunicação. Importante na coordenação das funções dos órgãos. Gliócitos são células que não transmitem impulsos nervosos , seu papel é nutrir e sustentar os neurônios.
A identificação dos tecidos animais, ocorre de acordo com a estrutura, a forma, a função das células que os constituem, considerando o conjunto com a matriz extracelular.
Vale identificar a Matriz Extracelular como sendo um conjunto de várias moléculas, produzidas pela célula e secretada para um espaço entre as células denominado espaço intercelular.
A Matriz Extracelular é formada por um conjunto de substâncias, polissacarídeos, agua, glicolipídios, denominada substância fundamental ou substância amorfa, associada de fibras de colágeno(proteína, resistência mecânica) e Elastina (proteína de elasticidade).
Identificamos a Lâmina Basal como um tipo específico de matriz extracelular, que sustenta o epitélio, sendo formado por uma rede de proteínas.