quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Por que não podemos fabricar água? por Josh Clark - traduzido por HowStuffWorks Brasil

A água está se tornando uma questão cada vez mais importante no mundo desenvolvido. Entretanto, essa questão também não é novidade para outras nações menos desenvolvidas. A água potável limpa está se tornando cada vez mais difícil de ser obtida para muitas populações, especialmente as pobres. Em algumas áreas, a água pode estar disponível, entretanto, com freqüência, está cheia de doenças e bebê-la pode ser fatal. Em outras áreas, um suprimento viável de água não está disponível de forma alguma.
Um relatório de 2006 das Nações Unidas estimou que 20% da população mundial não têm acesso à água potável limpa [fonte: BBC (em inglês)]. Isso nos leva a ponderar: se precisamos tanto dela, por que simplesmente não a fabricamos?

A água é composta por duas moléculas de hidrogênio ligadas a uma molécula de oxigênio. Isso parece química básica, então, por que não as juntamos e resolvemos os problemas da água do mundo? Teoricamente, isso é possível, mas seria um processo extremamente perigoso também.

Para criar água, moléculas de hidrogênio e oxigênio devem estar presentes. Misturá-las e uni-las não ajuda; você ainda ficaria com apenas moléculas separadas de hidrogênio e oxigênio. As órbitas dos elétrons de cada molécula devem estar ligadas e, para fazer isso, devemos ter uma manifestação repentina de energia para fazer com que estas coisas tímidas se unam.

Visto que o hidrogênio e o oxigênio são, inflamáveis, não precisaria de muito para criar essa força. Basicamente, tudo de que precisamos é de uma faísca - nem mesmo uma chama - e “bum!” Temos água. As órbitas dos elétrons das moléculas de hidrogênio e oxigênio foram unidas.

Entretanto, também temos uma explosão e - se nosso experimento for grande o bastante, uma explosão mortal. O malfadado dirigível, Hindenburg, usava hidrogênio para que se manter flutuando. Conforme ele foi se aproximando de Nova Jersey, em 5 de maio de 1937, para aterrissar depois de uma viagem transatlântica, eletricidade estática (ou um ato de sabotagem, de acordo com alguns) fez com que o hidrogênio produzisse faíscas. Quando misturado com o oxigênio do ar, o hidrogênio explodiu, envolvendo o Hindenburg em uma bola de fogo que o destruiu completamente em meio minuto.

Houve, entretanto, uma grande quantidade de água criada por esta explosão.

Para criar água potável suficiente para sustentar a população global, seria necessário um processo muito perigoso e de escala incrivelmente grande. Ainda assim, há cerca de um século, o pensamento de um motor de combustão interna - com suas repetidas explosões controladas - parecia algo perigosamente insano. E, conforme a água se torna mais escassa, o processo de juntar moléculas de hidrogênio com moléculas de oxigênio pode tornar-se mais atraente do que é atualmente. A necessidade, afinal, é a mãe da invenção.

Entretanto, há maneiras mais seguras de criar água completamente do nada - e projetos para tal propósito já estão em andamento. Leia a página seguinte para aprender sobre alguns cientistas malucos que podem acabar resolvendo a crise de água iminente no mundo.

Fonte Uol

Sobre Pele, Responda.

1-
Quais são as camadas da pele? Elas protegem órgãos vitais:

*
Derme e epiderme



*
Epiderme, derme e hipoderme



*
Melanina e lúnula



*
Epiderme e elastina




2-
Que estruturas do corpo humano realizam a pigmentação que dá cor à pele e aos pelos?

*
As glândulas sebáceas



*
Os folículos pilosos



*
Os melanócitos



*
As glândula sudoríparas




3-
Complete a frase: 'A pele é o maior ______ do corpo humano, responsável por cerca de 15% do peso do indivíduo'.

*
Tecido



*
Dorso



*
Órgão



*
Epitélio




4-
Qual destas vitaminas pode ser sintetizada pela pele?

*
A



*
C



*
D



*
As hidrossolúveis




5-
Onde se localizam as chamadas células mortas da pele? Elas são substituídas com frequência:

*
Na camada externa, a derme



*
Nos vasos sanguíneos



*
Na hipoderme



*
Na epiderme




6-
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma função das estruturas da pele:

*
Na ponta dos dedos, os corpúsculos de Meissner captam a sensação de toques delicados



*
As glândulas sudoríparas eliminam efeitos nocivos da radiação solar, como o câncer de pele



*
A queratina é uma célula nervosa da pele que trasmite impulsos elétricos



*
Na epiderme, as células gordurosas protegem o corpo contra o frio


Fonte Uol.

Sobre Tecidos, Responda.

1-
A histologia estuda os tecidos. O que forma os tecidos celulares do corpo humano?

*
Os neurônios e os músculos



*
As células-tronco adultas



*
Os grupos de células que realizam uma mesma função



*
Os grupos de órgãos que realizam uma mesma função




2-
Qual o tecido mais extenso do corpo humano?

*
A superfície da pele



*
O estriado esquelético



*
O adiposo



*
O sanguíneo




3-
O epitélio grandular produz e elimina secreções. Qual tipo de glândula realiza as funções endócrina e exócrina ao mesmo tempo?

*
A tireóide



*
A paratireóide



*
A salivar



*
A anfícrina




4-
O sangue é um tecido líquido, devido ao plasma. Entre as funções do tecido hematopoiético, pode ser citada:

*
Produzir células sanguíneas, como glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas



*
Revestir articulações



*
Armazenar lipídios, protegendo o corpo contra o frio



*
Produzir glóbulos vermelhos, como linfócitos e monócitos




5-
Tecidos musculares fazem contrações e distensões, voluntárias e involuntárias. Qual tipo de músculo constitui o coração?

*
O liso



*
O estriado



*
O mielóide



*
O sensorial


Fonte Uol

Sobre Dengue, Responda 1

1-
Para prevenir a contaminação pelo vírus da dengue, ajuda vestir calças compridas, sapatos e meias?

*
Sim; o mosquito que transmite a doença voa baixo e tem hábitos diurnos, então vale proteger os membros inferiores das picadas



*
Não; a contaminação se realiza no contato das mãos com os ovos do mosquito em água parada



*
Não; o mosquito da dengue tem hábitos noturnos e só pica o couro cabeludo de adultos e crianças



*
Não; a contaminação se dá pelo contato físico com outra pessoa infectada, não pela exposição da pele




2-
Diagnosticada a dengue clássica (não hemorrágica) numa criança, o que deve ser feito com urgência?

*
Tomar a vacina contra a dengue hemorrágica



*
Providenciar internação hospitalar e uso de antitérmicos



*
Providenciar hidratação, por via oral ou venosa



*
Manter o doente isolado, para evitar o contágio da doença




3-
A dengue hemorrágica pode ser fatal. Assinale a alternativa que apresenta indicadores da evolução desta doença:

*
Queda violenta da pressão arterial



*
Sangramentos na pele, no nariz e nas gengivas



*
Cegueira



*
As alternativas A e B estão corretas




4-
Como o paciente recebe a confirmação de que está com dengue? Os sinais da doença incluem sintomas de resfriado como coriza e nariz entupido?

*
Por exame de sangue; não incluem



*
Por exame de temperatura; não incluem



*
Por hemograma que atesta a diminuição das plaquetas; incluem



*
Por exame de pressão arterial; incluem




5-
A dengue é uma arbovirose, nome científico para:

*
Doença tropical



*
Doença transmitida por mosquito



*
Virose transmitida no contato com galhos de árvores que hospedam mosquitos



*
Febre amarela




6-
O uso de repelentes na prevenção é controverso. Assinale uma das contra-indicações do produto:

*
O repelente é tóxico e seu uso contínuo traz problemas à saúde



*
O repelente não protege contra a picada da fêmea do Aedes aegypti



*
Pessoas já infectadas com o vírus da dengue desenvolvem anticorpos contra repelentes



*
O repelente só previne contra a picada em baixas temperaturas e tem componentes que provocam sangramento

Sobre Dengue, Responda.

1-
Como a dengue é diagnosticada no paciente?

*
Por teste de temperatura



*
Por exame de urina



*
Por exame de sangue




2-
A dengue é provocada por vírus. Qual o nome do mosquito vetor da dengue?

*
Anopheles



*
Aedes aegypti



*
Barbeiro




3-
Assinale a alternativa que apresenta o comportamento do mosquito da dengue:

*
Ele voa baixo, gosta do calor, tem hábitos diurnos e pica os membros inferiores



*
O mosquito da dengue só pica o couro cabeludo de adultos e crianças



*
A fêmea do mosquito tem meio centímetro de tamanho, e listas brancas no corpo e nas patas




4-
O que deve ser feito imediatamente quando é diagnosticada a dengue clássica (não hemorrágica) numa criança?

*
A vacina contra a dengue hemorrágica



*
A ingestão de antitérmicos



*
A hidratação




5-
A dengue hemorrágica pode ser fatal. Quais são os indicadores da evolução desta doença?

*
Queda violenta da pressão arterial



*
Sangramentos na pele, no nariz e nas gengivas



*
As alternativas A e B estão corretas




6-
A dengue é uma arbovirose, nome científico para:

*
Doença tropical



*
Doença transmitida por mosquito



*
Virose transmitida no contato com galhos de árvores que hospedam mosquitos




7-
Qual a contra-indicação do uso de repelentes na prevenção da dengue?

*
O repelente é tóxico e seu uso contínuo traz problemas à saúde



*
O repelente não protege contra a picada da fêmea do Aedes aegypti



*
Pessoas já infectadas com o vírus da dengue desenvolvem anticorpos contra repelentes




8-
Assinale a alternativa que melhor define a dengue:

*
Virose de verão, transmitida ao organismo humano no contato com fontes de água parada



*
Doença infecciosa causada por vírus, cujo principal transmissor é a fêmea do mosquito Aedes aegypti



*
Doença contagiosa provocada por um tipo de parasita (bactéria) presente nos ovos do mosquito, que é insensível a antibióticos




9-
O que destrói o vírus no organismo da pessoa infectada?

*
O uso controlado de antibióticos e paracetamol



*
Somente a hidratação intravenosa, aplicada em hospitais e postos de saúde



*
O sistema imunológico do paciente, daí a importância da hidratação e repouso




10-
Entre os sintomas da dengue, podem ser citados:

*
Febre alta, falta de apetite e erupções na pele



*
Formigamento na área picada, febre alta e hemorragia uma semana após a picada do mosquito



*
Febre alta, dores musculares e nos ossos, de três a sete dias após a picada do mosquito


Fonte UOl.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Os segredos do Icemam serão revelados.

ScienceDaily (27 de julho de 2010) - Usando as últimas tecnologias, os cientistas na Europa atingiu um novo marco no estudo do iceman conhecido como Ötzi. Pela primeira vez desde a sua descoberta há quase 20 anos, os cientistas agora têm acesso ao perfil genético completo da famosa múmia mundo.
Especialistas de três instituições reuniram suas habilidades, a fim de mapa genético completo de Ötzi make-up: Albert Zink, chefe do Instituto EURAC para mamãs e iceman, juntamente com Carsten Pusch, do Instituto de Genética Humana da Universidade de Tübingen e Andreas Keller da empresa de bio-tecnológica febit "em Heidelberg. Juntos, eles chegaram a um momento histórico para o estudo da múmia de 5.000 anos de idade. Os dois cientistas, Zink e Pusch, vêm trabalhando juntos há algum tempo e recentemente publicado, em colaboração com a equipe liderada pelo egípcio Zahi Hawass, as últimas descobertas sobre a vida ea condição médica de Tutancâmon e sua família.
Executando um projeto conjunto com a bioinformática especialista Andreas Keller acabou por ser um traço genial de sorte para os dois biólogos humanos. Andreas Keller foi capaz de disponibilizar as mais recentes tecnologias de seqüenciamento até à data, que os cientistas então usado para decodificar os milhões de blocos que compõem o genoma de Ötzi, e este, por sua vez lhes permitiu alcançar resultados que, utilizando os procedimentos anteriores, que tomaram várias décadas para ser concluído. Eles extraíram uma amostra de osso da pélvis da múmia do gelo, e com a ajuda do sólido revolucionária tecnologia de seqüenciamento do "Life Technologies empresa" criou uma biblioteca de DNA que contém os dados de longe o maior conjunto de DNA já recuperado do iceman.
Este trabalho sobre o iceman acabou por ser uma atividade inovadora para a equipa de investigação, já que esta foi a primeira vez que esta tecnologia recém-desenvolvida foi usada em Ötzi. "Estamos lidando aqui com DNA antigo, que, além disso está muito fragmentada", explica Albert Zink, a quem é confiada a guarda de Ötzi. "Foi apenas usando a tecnologia mais recente com a sua baixa taxa de falhas que os cientistas foram capazes de decodificar o DNA de Ötzi, na sua totalidade dentro deste curto espaço de tempo."
A parte mais emocionante do seu trabalho ainda está por vir. Os cientistas estão prestes a processar a enorme quantidade de bio-dados agora disponíveis, as quais deverão conter as respostas para muitas perguntas. Algum dos descendentes de Ötzi ainda ao redor hoje e em caso afirmativo, onde eles podem ser encontrados? Pode ser qualquer mutações genéticas observadas entre as populações no dia anterior e atual? Que conclusões sobre doenças genéticas hoje e outras doenças prevalentes como o diabetes ou o câncer pode ser extraída da análise de genética de Ötzi-up, e sua predisposição a vários tipos de doenças? Que benefícios podem ser obtidos a partir destes resultados para o nosso próprio estudo da medicina genética?
O próximo ano é o 20 º aniversário da descoberta de Ötzi. Os cientistas vão marcar este momento, apresentando as suas análises de dados, bem como as conclusões resultantes.

Fonte, Science Dayle,Na integra. www.sciencedaily.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Teorias Evolucionistas


Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se , entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética ás idéias essenciais de Darwin sobre seleção natural.
A teoria de Lamarck
Jean-Baptiste Lamarck ( 1744-1829 ), naturalista francês, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoológica.
Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:
>Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem

>Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.

>>Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas. A teoria de Lamarck não é aceita atualmente, pois suas idéias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias.
Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias.



A teoria de Darwin
Charles Darwin ( 1809-1882 ), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, são selecionados naturalmente pelo ambiente.
As idéias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo
Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, indenticos entre si.
Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.
O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.
Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.
Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas.




A teoria sintética da evolução
A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética. A mais importante contribuição individual da Genética, extraída dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herança através da mistura de sangue pelo conceito de herança através de partículas: os genes.
A teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como unidade evolutiva. A população pode ser definida como grupamento de indivíduos de uma mesma espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.
Para melhor compreender esta definição , é importante conhecer o conceito biológico de espécie: agrupamento de populações naturais, real ou potencialmente intercruzantes e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos.
Quando, nesta definição, se diz potencialmente intercruzantes, significa que uma espécie pode ter populações que não cruzem naturalmente por estarem geograficamente separadas. Entretanto, colocadas artificialmente em contato, haverá cruzamento entre os indivíduos, com descendentes férteis. Por isso, são potencialmente intercruzantes.
A definição biológica de espécie só é valida para organismos com reprodução sexuada, já que, no caso dos organismos com reprodução sexuada, já que, no caso dos organismos com reprodução assexuada, as semelhanças entre características morfológicas é que definem os agrupamentos em espécies.
Observando as diferentes populações de indivíduos com reprodução sexuada, pode-se notar que não existe um indivíduo igual ao outro. Exceções a essa regra poderiam ser os gêmeos univitelínicos, mas mesmo eles não são absolutamente idênticos, apesar de o patrimônio genético inicial ser o mesmo. Isso porque podem ocorrer alterações somáticas devidas á ação do meio.
A enorme diversidade de fenótipos em uma população é indicadora da variabilidade genética dessa população, podendo-se notar que esta é geralmente muito ampla.
A compreensão da variabilidade genética e fenotípica dos indivíduos de uma população é fundamental para o estudo dos fenômenos evolutivos, uma vez que a evolução é, na realidade, a transformação estatística de populações ao longo do tempo, ou ainda, alterações na freqüência dos genes dessa população. Os fatores que determinam alterações na freqüência dos genes são denominados fatores evolutivos. Cada população apresenta um conjunto gênico, que sujeito a fatores evolutivos, pode ser alterado. O conjunto gênico de uma população é o conjunto de todos os genes presentes nessa população.