quinta-feira, 12 de março de 2009

Lactose e sua Intolerância

A Lactose é encontrada no leite, sendo um glicidio do grupo dos dissacarídios, que se forma a partir da união de glicose e galactose, duas hexoses(que apresentam seis átomos de carbono na molécula) pertencentes ao grupo dos monossacarídios.


Diferença entre intolerância, alergia e sensibilidade:as conseqüências podem ir de um mal-estar ao risco de vida.
A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento - em geral, proteínas.
A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico.
A sensibilidade é uma resposta anormal, que pode provocar reação semelhante à alergia.
Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples,para a sua melhor absorção. Este problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros.
Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir lactase e, enquanto bebês, sequer podem ser amamentados, pois surge implacável diarréia. A deficiência congênita é comum em prematuros nascidos com menos de trinta semanas de gravidez. Nos recém-nascidos de gestações completas, os casos são raros e de caráter hereditário.
Três tipos de intolerância.

Deficiência congênita da enzima.
É um defeito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase. Como o leite materno possui lactose, a criança é acometida logo após o nascimento.

Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais.
comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas.

Deficiência primária ou ontogenética.
É o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras,como a branca (20% dos adultos).

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor ou aumento abdominal, sem diarréia. Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer.

Nenhum comentário: