domingo, 30 de agosto de 2015

Qual a diferença entre doença Genética, Congênita e Adquirida?

A OMS classifica doença como a ausência de saúde e disponibiliza para a sociedade a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, designada pela sigla CID.
Nesta classificação são levadas em consideração inúmeros sintomas, sinais, queixas, circunstancias sociais, aspectos normais. A palavra doença vem do (latin- Dolentia-sentir ou causar dor).
Os especialistas classificam doença como manifestações patológicas que se manifestam no organismo humano. Doenças congênitas- estão presentes no indivíduo desde seu nascimento, São provenientes de alterações no desenvolvimento embrionário, levando às chamadas malformações embrionárias. O álcool e o fumo podem ser responsáveis pelo aparecimento dessas doenças.
Agentes infecciosos presentes na mãe, que rompem a barreira da placenta, atingindo o feto e podem causar estas doenças. São conhecidos os casos da rubéola, sífilis e toxoplasmose.
Doenças adquiridas- são aquelas que foram contraídas no meio em que se vive, e não possui qualquer influência genética, sendo seus agentes de origem mecânica (que causam traumas, como martelo, faca, pedra, etc..), química ( ácidos, inseticidas, que interferem de forma intensa causando sequelas), biológicas ( vírus, bactérias, fungos) estas podem ser transmissíveis como sarampo, rubéola, sífilis, ou não transmitidas como é o caso de queimaduras e falta de exercícios físicos.
Doenças Hereditárias- se caracterizam por serem transmitidas de uma geração a outra, de pais para filhos através de genes alterados (mutantes), que causam uma alteração que se manifesta no indivíduo. São exemplos; daltonismo, anemia falciforme (siclemia), hemofilia e outras.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Platelmintos, os vermes achatados.

Filo Platyhelminthes (do grego platy, achatado + helmins, verme). Características Gerais. São animais invertebrados que possuem simetria bilateral, presença de três folhetos embrionários (triblásticos) e ausência de cavidade celomática (acelomados).Protostômios ; formação da boca a partir do blastoporo.Podem ser terrestres, habitando locais úmidos, ou aquáticos, de água doce e também salgada, existindo espécies parasitas. Sistemas. Digestório: Incompleto apresenta apenas boca, por onde ingere e realiza sua excreção. Alguns não apresentam sistema digestório, sendo a digestão intracelular e extracelular. Nervoso: animais com um sistema nervoso central  que é formado por um anel nervoso, par de gânglios cerebroides com ramificações. Excretor Células-flama ou solenócitos, células que exercem a função de excreção. Circulatório e respiratório. não possuem sistemas ou órgãos especializados em trocas gasosas ou respiração. O processo é realizado através da epiderme por difusão. Reprodutor. São hermafroditas podendo ocorrer fecundação cruzada. As planárias sofrem fissão longitudinal e cada parte forma um novo animal (processo assexuado).
Classes dos platelmintos; Trematoda (Trematódios) - Vermes parasitas com epiderme não-ciliada e uma ou mais ventosas. Exemplo: Schistosoma mansoni. Cestoda (Cestódios) - Formas parasitas com corpo dividido em anéis ou proglotes. Exemplo: Taenia solium, Taenia saginata. Turbellaria (Turbelários) - Platelmintos de vida livre,  ocelos e aurículas, que são estruturas quimiorreceptoras, que ajudam esses animais a localizar alimentos e a detectar os predadores. Exemplo: Planária (Dugesia tigrina). # não causa doença ao humano. Fonte de imagens internet.